Certamente você já ouviu falar em telemedicina, um termo que tem sido bastante utilizado quando se fala em tecnologia aplicada à área da saúde.
Para explicar do que se trata, pense na época em que o paciente precisava fazer exames em laboratório, voltar para buscar uma cópia impressa e então levá-los para mostrar ao médico.
A telemedicina tornou esse processo bem mais fácil. Agora pode-se, por exemplo, integrar pacientes e médicos especialistas em uma central de laudos disponível na nuvem. Dessa forma, exames de diversas áreas, como radiologia, cardiologia e neurologia, se tornaram muito mais fáceis de serem acessados e compartilhados.
Neste post, falaremos com mais detalhes sobre o que é telemedicina e sobre como você pode utilizar essa tecnologia a favor da sua empresa.
O que é telemedicina
Como o nome sugere, telemedicina consiste em utilizar os avanços tecnológicos aliados aos conhecimentos da medicina para melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes. Isso resolve problemas como a demora no resultado de exames e reduz custos para o profissional da saúde.
Talvez você esteja pensando: mas qual a novidade nisso, se a tecnologia sempre foi aplicada à saúde? Em parte, é verdade. Só que, por muito tempo, a tecnologia na área da saúde esteve mais voltada para intervenções cirúrgicas, diagnóstico e exames.
No entanto, especialmente a partir do século XXI, com as possibilidades ampliadas pela internet, essa tecnologia tem sido aplicada também à gestão de clínicas e ao atendimento aos pacientes. E é aí que surge a telemedicina.
Atualmente, por exemplo, depois de realizados os exames, já é possível enviar as imagens para uma plataforma digital armazenada na nuvem. Médicos especialistas, então, podem acessar o conteúdo, avaliar os exames e, por fim, emitir laudos, um processo que pode ser realizado rapidamente.
São ganhos que se refletem, principalmente, na produtividade das clínicas, mas que têm impacto positivo também no dia a dia de médicos e pacientes.
Como a telemedicina aumenta a produtividade?
Para as clínicas, essa tecnologia aumenta a produtividade, pois pode-se ter bons profissionais conectados à plataforma digital para serem consultados imediatamente. Além disso, o estabelecimento pode abrir mão de ter um grande corpo de médicos especialistas presentes, pois tudo pode ser feito online.
Também não é preciso fazer vários agendamentos e visitas, uma para o paciente fazer o exame, outra para buscá-lo, outra para mostrar ao médico e assim por diante. Tudo é resolvido de uma vez só. Assim, sobra tempo para atender muito mais pessoas.
Para os pacientes, o benefício é a rapidez dos resultados, já que não é preciso fazer muitos deslocamentos. O diagnóstico pode ser feito em poucos minutos e o tratamento pode ser iniciado na hora, detectando problemas de saúde de maneira precoce.
Por fim, para o profissional da medicina, poder fazer atendimentos à distância é bem mais cômodo. Um software de armazenamento em nuvem, por exemplo, guarda imagens em um servidor remoto que pode ser acessado de qualquer lugar. O médico também pode compartilhá-las com outros especialistas para tirar dúvidas. Além da segurança de dados, que é muito maior.
Esses são os benefícios principais da telemedicina na produtividade de clínicas de diversos segmentos.