Laudos tradicionais vs. Laudos a distância: conheça os prós e contras

Laudos tradicionais vs. Laudos a distância: conheça os prós e contras

 

Um dos benefícios trazidos pela telemedicina é o laudo a distância, que traz economia para as clínicas e agilidade para os clientes. O laudo a distância vem substituir tradicionais laudos impressos, reduzindo custos, aumentando a produtividade e diminuindo o uso de papel. Mesmo assim, ainda há dúvidas sobre essa tecnologia. Por isso, neste post, vamos comparar os prós e contras de usar laudos tradicionais e laudos a distância.

 

O que é e como funciona o laudo a distância

 

 

Antes de falar dos prós e contras, vale explicar o que é e como funciona o laudo a distância.

Um dos benefícios mais conhecidos da chamada telemedicina, um campo voltado a oferecer serviços de saúde de maneira online – o laudo a distância permite que o médico emita seu parecer sobre o estado do paciente de qualquer lugar onde estiver, inclusive longe da clínica onde o exame foi realizado.

Para emitir esse documento, o exame é realizado na clínica e enviado via internet ao médico, que trabalha a distância. Esse profissional da saúde recebe e faz download das imagens em instantes, interpretando-as para laudar. Para facilitar esse trabalho, é utilizada uma ferramenta de apoio, conhecida como central de laudos.

Feita a análise das imagens pelo médico, ele emite o laudo, que irá retornar online para a clínica na qual o exame foi feito, já com a devida assinatura. O documento fica armazenado em nuvem na central de laudos, de acordo com todos os padrões de segurança dos órgãos reguladores, e pode ser acessado sempre que necessário.

 

Custos

Ao emitir o laudo da forma tradicional, é preciso contar com médicos de diversas especialidades na clínica atuando presencialmente. Esse custo pode ser facilmente evitado com uma ferramenta de laudos a distância, que conta com um time de especialistas virtuais à disposição sempre que a emissão dos laudos for necessária.

Assim, não é preciso contratar os médicos, podendo inclusive, optar por pagar apenas pelos laudos emitidos, de acordo com a demanda diária. Isso faz com que os custos diminuam de forma considerável, trazendo maior retorno e lucratividade sobre o investimento.

 

Entrega

No laudo tradicional, é preciso voltar à clínica para buscar o documento, um processo que pode ser inconveniente para os pacientes.

No laudo a distância, os laudos e imagens podem ser impressos diretamente pelos pacientes, agilizando a entrega, reduzindo custos de impressão, envelopamento e entrega, bem como, facilitando a vida do paciente, que não precisa se deslocar novamente até a clínica.

 

Armazenamento

No modo tradicional de emitir laudos, os documentos impressos, sejam exames ou lados, além de gerarem custos de materiais, como papel e tinta, também requerem um espaço físico para serem guardados. O armazenamento das imagens em computadores também é problemático porque exige espaço nos HDs, que ficam suscetíveis a roubos e outros danos.

Armazenar os laudos na central é mais prático, sustentável e seguro, pois não há o risco de os equipamentos sofrerem esses danos. A organização dos documentos é facilitada e o espaço usado para guardar documentos também não é mais necessário, e as salas da clínica podem ser aproveitadas para outras atividades. Por fim, evitar o uso de papel é uma saída mais sustentável.

 

Falhas

Um empecilho trazido pelo laudo tradicional são as falhas humanas. Como muitas vezes é preciso fazer a digitação manualmente, o processo é mais lento. A tecnologia permite que os aparelhos do médico tenham conexão com a internet, de modo que não é preciso fazer upload nem digitar nada manualmente.

Assim, os exames são enviados de forma automática, a partir do aparelho, para o médico que fará o laudo. O documento retorna rapidamente – em alguns casos de emergência, o paciente nem precisa deixar a clínica, pois a devolução pode ser feita em pouco tempo.

 

Segurança

 

 

Como falamos no item sobre armazenamento, no laudo tradicional a segurança pode ser prejudicada devido a roubos, extravios e danos no hardware. Os laudos gerados online, por outro lado, são armazenados de forma segura. Só é importante escolher uma solução que atenda a legislação e regras da Anvisa e do Conselho Federal de Medicina.

 

Integração

Para um laudo tradicional receber o parecer de mais de um profissional, caso haja dúvidas ou o diagnóstico seja complexo, exigindo interdisciplinaridade, será preciso levar o documento a cada um deles, o que pode levar tempo e custar caro. Esse é mais um ponto no qual o laudo a distância sai ganhando, pois a ferramenta integra diversos profissionais, que podem acessar o laudo de forma conjunta.

O laudo médico é um documento muito importante, que contém informações sensíveis e precisa ser tratado de forma segura e eficiente. Usar tecnologia de ponta vai não só diminuir os custos da sua empresa, como também melhorar a reputação da clínica, deixando os clientes mais satisfeitos com o atendimento. Por isso, opte pelo laudo a distância e procure uma ferramenta que seja referência no mercado.

Se você gostou do conteúdo e ficou interessado em saber como uma ferramenta de laudos a distância funciona na prática, conheça a Onrad e peça um teste gratuito por 14 dias clicando aqui, sem compromisso. Não requer cartão de crédito.

2018-07-05T14:39:39-03:00