Telerradiologia veterinária: conheça essa modalidade de diagnóstico de pets à distância

Telerradiologia veterinária: conheça essa modalidade de diagnóstico de pets à distância

 

Já falamos aqui no blog da Onrad sobre como a telerradiologia é uma das ferramentas mais utilizadas da telemedicina. Mas o foco, quando se fala em tecnologia aplicada às imagens da radiologia, costuma ser no atendimento a pessoas. Acontece que a telerradiologia também pode ser aplicada no diagnóstico de pets à distância. É a telerradiologia veterinária, modalidade que tem se expandido no Brasil e no exterior.

 

Telerradiologia aplicada à medicina veterinária

veterinaria&telerradiologia

Sabemos que a telerradiologia, quando empregada da forma certa, promove o acesso a diagnósticos de qualidade, mesmo para quem mora em regiões distantes, que não contam com especialistas. Dessa forma, melhora o atendimento aos pacientes. Na medicina, a telerradiologia tem sido disseminada com o desenvolvimento da tecnologia, com ferramentas de imagem sendo cada vez mais usadas para em benefício dos médicos e dos pacientes.

Com os bichinhos, acontece da mesma forma. O número de profissionais qualificados na área da radiologia veterinária também é maior nos grandes centros. Felizmente, por meio da telerradiologia veterinária é possível realizar o diagnóstico dos exames de clínicas que ficam em cidades distantes, além de hospitais que não têm a mão de obra especializada necessária.

 

Telerradiologia veterinária: principais benefícios

ressonancia-magnetica-veterinaria-teleradiologia-onrad

Lidar com radiografias impressas, difíceis de acessar, de armazenar e de compartilhar foi uma dificuldade enfrentada por radiologistas por muito tempo. Mas, na atualidade, com a telerradiologia, essas imagens impressas têm sido cada vez mais substituídas pelas digitais, o que traz benefícios como produtividade, acesso remoto e organização.

O laudo a distância é um dos benefícios mais conhecidos da telerradiologia. Por meio dessa tecnologia, é possível que o profissional emita seu parecer sobre a situação do pet mesmo estando longe da clínica na qual o exame foi feito.

Conheça com mais detalhes os benefícios da telerradiologia veterinária:

 

1. Trabalhe remotamente

Com uma solução de telerradiologia em nuvem, o radiologista tem as imagens armazenadas em um servidor remoto, que pode acessar de qualquer lugar, esteja no consultório ou em casa. Isso dá ao radiologista mais flexibilidade e mobilidade para trabalhar, já que as imagens estão sempre disponíveis, basta ter a senha e estar conectado à internet.

Com formas de armazenamento mais antigas, só era possível acessar as imagens a partir de computadores específicos, localizados na clínica. Isso levava os profissionais a ficarem no local de trabalho por muito tempo, diminuindo o tempo de descanso e de lazer.

Com uma ferramenta de laudo a distância, por outro lado, o tempo não é mais gasto no deslocamento, e o radiologista pode laudar de onde quiser.

 

2. Armazene imagens com segurança

Armazenar as imagens em CDs e DVDs demanda tempo e é pouco seguro. Estando em um local físico, esses materiais podem ser roubados ou extraviados, além de estarem sujeitos a danos como a ação do tempo. Com frequência, também são incompatíveis com um ou outro computador. Isso sem falar na dificuldade de identificar e organizar essas mídias, para que sejam localizadas depois.

Uma alternativa encontrada por alguns profissionais são aplicativos como Google Drive e Dropbox. Mas isso também não é o ideal, pois têm espaço limitado, que pode não comportar as imagens em alta qualidade que você precisa armazenar.

Mas, apesar dessa dificuldade, compartilhar imagens com outros profissionais continua sendo importante, pois oferece a possibilidade de pedir uma segunda opinião para outro médico, por exemplo.

Nesse contexto, a melhor escolha é dispor de um software de armazenamento em nuvem que, se encarregará de guardar seus dados com segurança, colocando barreiras para que suas informações sejam acessadas somente por quem tem permissão. A questão aqui é escolher uma ferramenta que siga o padrão norte-americano HIPAA, que livra os médicos da preocupação com tecnologia e protocolos de segurança da informação.

 

3. Reduza custos

Um dos motivos pelos quais a telerradiologia tem sido cada vez mais utilizada é porque é um investimento mais barato em comparação com os custos de ter um especialista em radiologia veterinária na clínica.

Além disso, a telerradiologia também tem a possibilidade de customização: você contrata uma solução e ela é adaptada às suas necessidades. Assim, você só paga o que usar.

Como dissemos, a telerradiologia veterinária está em plena expansão no Brasil. Adotá-la pode representar um bom diferencial competitivo para sua clínica, que ganha produtividade, melhora o atendimento e ainda economiza em custos e despesas.

Esperamos ter mostrado um pouco sobre a telerradiologia e os seus benefícios para a área da medicina veterinária.

Aproveite e aprenda princípios e benefícios da telemedicina veterinária baixando agora mesmo, gratuitamente, nosso Guia Completo de Telerradiologia Veterinária. Saiba, também, como escolher a solução ideal, conheça os requisitos da telerradiologia veterinária e busque referências para fazer um teste gratuito. Clique na imagem abaixo.

Caso já queira fazer um teste gratuito por 14 dias da nossa ferramenta clique aqui e comece agora!  o requer cartão de crédito.

2018-11-08T14:41:32-03:00