5 passos para escolher a solução de telerradiologia ideal para sua realidade

5 passos para escolher a solução de telerradiologia ideal para sua realidade

 

Muita gente já ouviu falar das vantagens de usar uma solução de telerradiologia: laudos entregues mais rapidamente, rotina de trabalho mais flexível para os radiologistas e redução de custos para a clínica são atributos exaltados com frequência quando o assunto é esse.

Mas, embora os benefícios sejam claros, quando chega o momento de escolher uma ferramenta, algumas dúvidas podem surgir. Afinal, o que levar em conta nessa hora? Para ajudar, fizemos deste post um guia para te orientar nesse processo.

Como escolher a solução de telerradiologia ideal?

 

 

1. Conheça os requisitos para o uso da telerradiologia

requerimentos-radiologia

Assim como acontecia com as radiografia impressas, as imagens digitais também contêm informações privadas dos pacientes e, portanto, precisam ser protegidas. No Brasil, os padrões de segurança da telerradiologia são determinados pela resolução 2.107/2014 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e devem estar regularizadas pela Anvisa.  A solução escolhida deve estar de acordo com esses padrões, armazenando e transmitindo os dados de maneira segura.

Para garantir um software eficiente para os clientes, a solução de telerradiologia da Onrad, por exemplo, é hospedada na plataforma confiável da Amazon, que tem servidores em 190 países. A Amazon é o único centro de dados que funciona de acordo com a lei de portabilidade e responsabilidade de seguros de saúde (Health Insurance Portability and Accountability Act, ou HIPAA), o que proporciona um ambiente protegido e seguro para processar e armazenar informações da área médica. Essa é outra característica a ser observada na hora da contratação.

 

2. Leve em consideração as suas especificidades

Para saber se a ferramenta atende às suas necessidades, é importante saber do que você precisa em termos de conteúdo, armazenamento, formatos, tempo de entrega, dentre outros atributos. Com esse conhecimento em mãos, a procura pela ferramenta ideal será mais certeira.

Aqui, vale lembrar que a telerradiologia consiste em transferir as imagens da clínica ou hospital para os profissionais radiologistas, que ficam disponíveis à distância. Depois que os radiologistas laudarem, o documento faz o caminho inverso, voltando para a clínica ou hospital. Dá-se a esse trajeto o nome de fluxo de trabalho, ou workflow. Quando as imagens a serem laudadas são muitas, o workflow torna-se mais complexo, envolvendo mais clínicas, hospitais, radiologistas, tipos de exame, dentre outras variáveis. E para dar conta desse tráfego, a solução escolhida deve ser de confiável, robusta e de qualidade.

Outra característica importante de procurar é a possibilidade de customização. Leve em conta o crescimento esperado no número de pacientes e dos exames que serão feitos. Se você precisar de mais espaço de armazenamento, pode contratar mais? Quanto isso custará? A solução deve se adaptar às suas necessidades, e não o contrário.

 

3. Verifique a qualidade do sistema e do atendimento

telerradiologia

A ferramenta de telerradiologia escolhida deve ter disponibilidade para atender suas necessidades sempre que necessário. O ideal é que o software não apresente problemas como quedas e erros, e que as manutenções sejam comunicadas antecipadamente. A interface deve ser simples de usar. O mesmo vale para o atendimento. Contar com materiais de apoio e com um suporte disponível 24h é essencial para tirar suas dúvidas sempre que preciso.

 

4. Busque referências

Uma boa maneira de descobrir se determinado produto, serviço ou empresa são confiáveis é conversando com quem já é cliente. Quando estiver procurando por sua solução de telerradiologia ideal, procure-a nas redes sociais e veja a seção de avaliações, assim como os comentários nos posts. Além disso, vale ir até sites especializados em atendimento ao consumidor, como o Reclame Aqui. Leia, também, nosso e-book “O Guia Definitivo do Laudo a Distância” para entender o que é, como funciona, vantagens e o que procurar em uma ferramenta de laudos a distância. Clique aqui agora e baixe já.

e-book | Laudo a Distância | Onrad

Ainda mais confiáveis que opiniões virtuais são os pareceres de familiares, amigos e colegas. Essas pessoas próximas a você têm a credibilidade para indicarem ferramentas cujos benefícios foram comprovados na prática. Para elas, pergunte sobre características como funciona o serviço, se as entregas atrasam, dentre outras dúvidas.

 

5. Faça um teste gratuito

telerradiologia-teste

O último passo a ser dado antes de assinar o contrato é pedir um teste gratuito da ferramenta. É que, por mais que você tenha pesquisado bastante e procurado referências, alguns detalhes só poderá observar na prática.

O bom é que a maioria dos softwares que funcionam por assinatura atualmente oferecem alguns dias ou semanas de teste para você experimentar. Isso é benéfico tanto para o consumidor quanto para esse tipo de empresa, chamada de SaaS (software as a service), já que dependem de pagamentos recorrentes.

Se você quer experimentar uma ferramenta com as características que apresentamos nesse post, faça um teste gratuito por 14 dias da nossa ferramenta clicando aqui e começando agora!  o requer cartão de crédito.

2018-08-02T11:14:53-03:00