Conheça 5 vantagens da telerradiologia (e também 5 desvantagens)

Conheça 5 vantagens da telerradiologia (e também 5 desvantagens)

A telerradiologia entrou com sucesso na rotina de hospitais e clínicas. Atualmente, aliás, a transmissão de imagens digitais é uma das principais áreas da telemedicina, tendo um papel significante ao levar serviços de radiologia a cidades pequenas ou áreas rurais, que têm pouco acesso aos equipamentos e aos profissionais necessários para um bom diagnóstico.

Realmente são muitos os benefícios da telerradiologia. Por outro lado, como uma área nova, ela ainda conta com alguns desafios. Para você comparar, conheça neste post 5 vantagens e 5 desvantagens da telerradiologia.

 

5 vantagens da telerradiologia

 

1. Acesso

Onrad | Telerradiologia

Uma das principais vantagens da telerradiologia é armazenar as imagens em um servidor remoto, que pode ser acessado de qualquer lugar: do consultório, de casa, de uma viagem. As imagens estão sempre à mão do radiologista, que não depende mais do espaço físico do hospital para realizar o trabalho.

Isso porque as ferramentas mais modernas de telerradiologia já possuem armazenamento em nuvem, basta ter a senha e acesso à internet para entrar no software e fazer os laudos. Essas possibilidades são positivas para a qualidade de vida do profissional, que não precisa ficar no local de trabalho por tanto tempo, podendo gerenciar melhor os seus horários e trabalhar remotamente, se desejar. O paciente, por sua vez, recebe um diagnóstico mais rápido, já que não depende mais do horário comercial.

 

2. Compartilhamento

O compartilhamento de imagens de radiologia pode ser decisivo no tratamento dos pacientes, já que o diagnóstico rápido de algumas doenças é crucial. Com a telerradiologia associada ao armazenamento em nuvem, isso ficou bem mais simples. Além da rapidez, os arquivos podem ser compartilhados com outros especialistas, fornecendo um diagnóstico mais preciso.

 

3. Produtividade

Onrad | Telerradiologia

O acesso facilitado de que falamos e o compartilhamento rápido com outros profissionais tornam o cotidiano do radiologista mais produtivo, mas há ainda um terceiro fator: a organização.

O profissional que usa a telerradiologia tem as imagens organizadas por tipo, paciente e data em um só lugar. Também pode ver rapidamente o histórico do paciente, sem precisar vasculhar arquivos ou lidar com hardwares, como CDs e DVDs, que muitas vezes sofrem danos ou não são mais compatíveis com os computadores atuais.

 

4. Segurança

Uma possibilidade da telerradiologia é manter os arquivos em servidores seguros, localizados, muitas vezes, em diferentes países. Assim, suas imagens não ficam suscetíveis a danos externos, como acontecia com imagens gravadas em memória física. O ideal é que as imagens estejam em um local imune a desastres, garantindo a segurança dos dados do paciente, e que possa ser atualizado constantemente.

 

5. Economia

 

A demanda por sistemas de telerradiologia com armazenamento em nuvem tem aumentado também porque esse é um investimento mais barato, especialmente quando comparado com os custos de manter os servidores em centros médicos.

A economia também se deve ao fato de que muitas soluções de telerradiologia são customizáveis: é possível contratar uma ferramenta que atenda suas necessidades e pagar somente por elas, o que evita gastos com máquinas que ocupam espaço e que muitas vezes não são completamente usadas, além de exigirem manutenção.

 

5 desvantagens da telerradiologia

Separamos também algumas desvantagens da telerradiologia. Elas são, na verdade, problemas que são encontrados em algumas soluções disponíveis no mercado. Por isso, na hora de escolher uma ferramenta de telerradiologia, leve em conta estas questões.

1. Segurança

Para quem trabalha com imagens médicas, a segurança dos processos é fundamental. No entanto, algumas soluções de telerradiologia ainda pecam nesse quesito. Anteriormente, as empresas que ofereciam sistemas de radiologia eram poucas e mais conhecidas. Hoje, existem diversas soluções de armazenamento em nuvem no mercado. Por isso, para garantir segurança, é importante contratar uma solução que siga o padrão norte-americano HIPAA, que livra os médicos da preocupação com tecnologia e protocolos de segurança da informação. Isso é importante para proteger suas imagens mesmo que seu sistema seja ameaçado por vírus, como os do tipo Ransomware.

 

2. Certificações

Ao fazer uso da tecnologia, é obrigatório usar ferramentas que seguem as determinações da resolução 2.107/2014 do Conselho Federal de Medicina (CFM), assim como regulamentadas pela Anvisa. A solução escolhida deve estar de acordo com esses padrões, armazenando e transmitindo os dados de maneira segura. Não observar o atendimento a esses padrões pode acarretar em problemas para a clínica ou o hospital.

 

3. Adaptação

Onrad | Telerradiologia

Embora não seja uma desvantagem da telerradiologia propriamente dita, a adaptação dos profissionais a uma nova tecnologia pode ser um desafio para clínicas e hospitais que optam por esse sistema de compartilhamento de imagens. Esses profissionais podem estar acostumados com tecnologias mais antigas, como impressos ou PACS, e é preciso familiarizá-los com os conceitos de armazenamento em nuvem e com o uso do próprio software.

Por isso, no seu orçamento, vale incluir treinamentos e cursos para adaptar os radiologistas à nova ferramenta, obtendo o melhor dela.

 

4. Assinatura

A maioria das soluções mais modernas de telerradiologia funcionam por assinatura, no formato chamado SaaS (software as a service), que depende de pagamentos recorrentes, conforme o volume utilizado por período. Por isso, é importante prever em seu orçamento esse pagamento, que acontecerá por alguns meses, já que, para cancelar, em geral são cobradas multas.

Uma ideia para minimizar essa questão é fazer antes um teste gratuito da ferramenta para observar seu funcionamento na prática e ver se ela realmente atende às suas necessidades.

 

5. Manutenções

Por ser um software que precisa de atualizações e manutenções, é possível que a solução de telerradiologia fique fora do ar em alguns momentos. O que minimiza esse problema é escolher uma solução cujas manutenções seja avisadas com bastante antecedência.

As soluções podem apresentar também quedas e erros. Para não sair no prejuízo, certifique-se de que conta com suporte para ajudar nesses momentos.

Com a tecnologia cada vez mais desenvolvida, essas desvantagens estão sendo superadas e já é possível encontrar no mercado soluções que não apresentam esses problemas. Sobre isso, falamos com mais detalhes no post 5 passos para escolher a solução de telerradiologia ideal para sua realidade.

Se você quer experimentar uma ferramenta com as vantagens que apresentamos nesse post, faça um teste gratuito por 14 dias da nossa ferramenta clicando aqui e começando agora!  o requer cartão de crédito.

Convidamos você, também, a fazer o download, sem custo algum, do e-book “O Guia Definitivo do Laudo a Distância” para entender o que é, como funciona, vantagens e o que procurar em uma ferramenta de laudos a distância. Clique aqui agora e baixe já.

2018-08-21T12:39:51-03:00