Você já quis que seu dia tivesse mais horas para dar conta de tudo o que precisa fazer em sua clínica de radiologia? Mas, e se tivesse, você acha que conseguiria?
Estender as horas do dia não é possível, mas existe uma maneira de fazer seu trabalho render mais: a gestão do tempo. Essa estratégia consiste em administrar bem as horas que você tem disponível para fazer mais em menos horas. O resultado? Ao fim do dia, a sensação de que você fez tudo o que precisava e de que não há necessidade de levar trabalho para casa.
Fazer uma boa gestão de tempo é essencial para empresas de todos os tipos, e nas clínicas de radiologia não é diferente. Por isso, neste post, trazemos dicas de como fazer uma boa gestão de tempo na clínica e administrar um de seus ativos mais valiosos.
Organize-se
Horas extras são comuns entre profissionais de radiologia. A jornada de trabalho é extensa e realizar as tarefas a tempo pode ser difícil. Nesse sentido, ajuda ficar atento aos horários de maior movimento na clínica para planejar-se, fazer uma escala de folgas e colocar o trabalho em dia.
A ideia é organizar suas horas e planejar a rotina, deixando um tempo separado inclusive para os imprevistos. Depois, é só focar em cada uma delas por vez e ver como suas tarefas são resolvidas uma a uma.
Priorizando tarefas
Por falar em foco, uma ideia é começar seu dia de trabalho fazendo uma lista das tarefas que precisam ser resolvidas no dia. Dessa forma, fica mais fácil olhar o todo e dispor essas atividades da mais importante para a menos importante. Foque no primeiro grupo para que tarefas sem prioridade não tomem o tempo que é valioso para você resolver o mais urgente.
Outra vantagem de fazer essa lista é evitar o trabalho multitarefas, que pode sabotar sua produtividade. Às vezes, fazer várias coisas ao mesmo tempo pode dar a ideia de que você está trabalhando muito, mas o melhor é realizar uma atividade por vez.
Pense nos motivos pelos quais determinadas tarefas são importantes e os resultados que podem trazer no curto, no médio e no longo prazo. Além disso peça ajuda quando achar que é preciso e quebre as tarefas em etapas, delegando o que não pode fazer.
Acompanhe tarefas
Você pode usar planilhas ou cadernos, mas já há no mercado ferramentas de acompanhamento de tarefas que podem ser compartilhadas com toda a equipe de radiologia. Trello e Asana são alguns exemplos.
Com eles você consegue criar listas e acompanhar o que cada pessoa está fazendo sem precisar perguntar, além de definir datas de entrega, delegar etc. Dessa forma, ganha-se mais previsibilidade.
Use a tecnologia
A tecnologia pode ajudar muito na gestão do tempo da sua clínica de radiologia. Por meio da telerradiologia, por exemplo, é possível integrar pacientes e médicos especialistas em uma central de laudos disponível na nuvem.
Com as possibilidades ampliadas pela internet, essa tecnologia tem sido aplicada também à gestão de clínicas e ao atendimento aos pacientes. Atualmente, por exemplo, depois de realizados os exames, já é possível enviar as imagens para uma plataforma digital armazenada na nuvem. Médicos especialistas, então, podem acessar o conteúdo, avaliar os exames e, por fim, emitir laudos, um processo que pode ser realizado rapidamente.
Dessa forma, exames de diversas áreas, como radiologia, cardiologia e neurologia, tornam-se muito mais fáceis de serem acessados e compartilhados. São ganhos que se refletem, principalmente, na produtividade das clínicas, mas que têm impacto positivo também no dia a dia de médicos e pacientes.
Solução de telerradiologia na nuvem
Para as clínicas, usar uma solução de telerradiologia em nuvem aumenta a produtividade, pois pode-se ter bons profissionais conectados à plataforma digital para serem consultados imediatamente. Além disso, o estabelecimento pode abrir mão de ter um grande corpo de médicos especialistas presentes, pois tudo pode ser feito online.
Também não é preciso fazer vários agendamentos e visitas, uma para o paciente fazer o exame, outra para buscá-lo, outra para mostrar ao médico e assim por diante. Tudo é resolvido de uma vez só. Assim, sobra tempo para atender muito mais pessoas.
Para os pacientes, o benefício é a rapidez dos resultados, já que não é preciso fazer muitos deslocamentos. O diagnóstico pode ser feito em poucos minutos e o tratamento pode ser iniciado na hora, detectando problemas de saúde de maneira precoce.
Por fim, para o profissional da medicina, poder fazer atendimentos à distância é bem mais cômodo. Um software de armazenamento em nuvem, por exemplo, guarda imagens em um servidor remoto que pode ser acessado de qualquer lugar. O médico também pode compartilhá-las com outros especialistas para tirar dúvidas. Além da segurança de dados, que é muito maior.
Esperamos que você aproveite essas dicas de gestão de tempo em sua clínica de radiologia!