Gestão do tempo na radiologia: como administrar um de seus ativos mais valiosos

Gestão do tempo na radiologia: como administrar um de seus ativos mais valiosos

Você já quis que seu dia tivesse mais horas para dar conta de tudo o que precisa fazer em sua clínica de radiologia? Mas, e se tivesse, você acha que conseguiria?

Estender as horas do dia não é possível, mas existe uma maneira de fazer seu trabalho render mais: a gestão do tempo. Essa estratégia consiste em administrar bem as horas que você tem disponível para fazer mais em menos horas. O resultado? Ao fim do dia, a sensação de que você fez tudo o que precisava e de que não há necessidade de levar trabalho para casa.

Fazer uma boa gestão de tempo é essencial para empresas de todos os tipos, e nas clínicas de radiologia não é diferente. Por isso, neste post, trazemos dicas de como fazer uma boa gestão de tempo na clínica e administrar um de seus ativos mais valiosos.

Organize-se

Organização | Médica

Horas extras são comuns entre profissionais de radiologia. A jornada de trabalho é extensa e realizar as tarefas a tempo pode ser difícil. Nesse sentido, ajuda ficar atento aos horários de maior movimento na clínica para planejar-se, fazer uma escala de folgas e colocar o trabalho em dia.  

A ideia é organizar suas horas e planejar a rotina, deixando um tempo separado inclusive para os imprevistos. Depois, é só focar em cada uma delas por vez e ver como suas tarefas são resolvidas uma a uma.

Priorizando tarefas

Médico manuseando tablet

Por falar em foco, uma ideia é começar seu dia de trabalho fazendo uma lista das tarefas que precisam ser resolvidas no dia. Dessa forma, fica mais fácil olhar o todo e dispor essas atividades da mais importante para a menos importante. Foque no primeiro grupo para que tarefas sem prioridade não tomem o tempo que é valioso para você resolver o mais urgente.

Outra vantagem de fazer essa lista é evitar o trabalho multitarefas, que pode sabotar sua produtividade. Às vezes, fazer várias coisas ao mesmo tempo pode dar a ideia de que você está trabalhando muito, mas o melhor é realizar uma atividade por vez.

Pense nos motivos pelos quais determinadas tarefas são importantes e os resultados que podem trazer no curto, no médio e no longo prazo. Além disso peça ajuda quando achar que é preciso e quebre as tarefas em etapas, delegando o que não pode fazer.

Acompanhe tarefas

Médica datilografando

Você pode usar planilhas ou cadernos, mas já há no mercado ferramentas de acompanhamento de tarefas que podem ser compartilhadas com toda a equipe de radiologia. Trello e Asana são alguns exemplos.

Com eles você consegue criar listas e acompanhar o que cada pessoa está fazendo sem precisar perguntar, além de definir datas de entrega, delegar etc. Dessa forma, ganha-se mais previsibilidade.

Use a tecnologia

Tecnologia e medicina

A tecnologia pode ajudar muito na gestão do tempo da sua clínica de radiologia. Por meio da telerradiologia, por exemplo, é possível integrar pacientes e médicos especialistas em uma central de laudos disponível na nuvem.

Com as possibilidades ampliadas pela internet, essa tecnologia tem sido aplicada também à gestão de clínicas e ao atendimento aos pacientes. Atualmente, por exemplo, depois de realizados os exames, já é possível enviar as imagens para uma plataforma digital armazenada na nuvem. Médicos especialistas, então, podem acessar o conteúdo, avaliar os exames e, por fim, emitir laudos, um processo que pode ser realizado rapidamente.

Dessa forma, exames de diversas áreas, como radiologia, cardiologia e neurologia, tornam-se muito mais fáceis de serem acessados e compartilhados. São ganhos que se refletem, principalmente, na produtividade das clínicas, mas que têm impacto positivo também no dia a dia de médicos e pacientes.

Solução de telerradiologia na nuvem

Telerradiologia

Para as clínicas, usar uma solução de telerradiologia em nuvem aumenta a produtividade, pois pode-se ter bons profissionais conectados à plataforma digital para serem consultados imediatamente. Além disso, o estabelecimento pode abrir mão de ter um grande corpo de médicos especialistas presentes, pois tudo pode ser feito online.

Também não é preciso fazer vários agendamentos e visitas, uma para o paciente fazer o exame, outra para buscá-lo, outra para mostrar ao médico e assim por diante. Tudo é resolvido de uma vez só. Assim, sobra tempo para atender muito mais pessoas.

Para os pacientes, o benefício é a rapidez dos resultados, já que não é preciso fazer muitos deslocamentos. O diagnóstico pode ser feito em poucos minutos e o tratamento pode ser iniciado na hora, detectando problemas de saúde de maneira precoce.

Por fim, para o profissional da medicina, poder fazer atendimentos à distância é bem mais cômodo. Um software de armazenamento em nuvem, por exemplo, guarda imagens em um servidor remoto que pode ser acessado de qualquer lugar. O médico também pode compartilhá-las com outros especialistas para tirar dúvidas. Além da segurança de dados, que é muito maior.

Esperamos que você aproveite essas dicas de gestão de tempo em sua clínica de radiologia!

Se você quer experimentar uma ferramenta com as vantagens que apresentamos nesse post, faça um teste gratuito por 14 dias da nossa ferramenta clicando aqui e começando agora!  o requer cartão de crédito.

Convidamos você, também, a fazer o download, sem custo algum, do e-book “Como Diminuir Custos e Aumentar a Receita do seu Centro de Radiologia” para otimizar o seu negócio e gerar mais resultados. Clique aqui agora e baixe já.

Capa eBook | Como Diminuir Custos e Aumentar a Receita do seu Centro de Radiologia | Onrad

2018-11-23T22:12:14-03:00