Laudos à distância: conceitos e cuidados nos laudos de tomografia

Laudos à distância: conceitos e cuidados nos laudos de tomografia

Os laudos de tomografia têm conceitos e cuidados específicos, que precisam ser observados por médicos e pacientes na hora de realização dos exames. E, a exemplo do que já acontece com as radiografias, esse tipo de exame também vem sendo modificado, para melhor, pela tecnologia.

Isso se deve, especialmente, à telerradiologia, que tem servido para facilitar o diagnóstico de doenças complexas a partir de laudos de tomografia. Mais do que imagens de qualidade, clínicas e hospitais têm oferecido serviços mais ágeis e reduzido seus custos, aproveitando os novos softwares disponíveis no mercado.

Mas, antes, é importante entendermos o que é tomografia, quais cuidados esse exame requer e como se relaciona com a telerradiologia.

 

Tomografia computadorizada: o que é e cuidados principais

Teste Grátis

Antigamente, um exame de tomografia poderia levar dias para ficar pronto. Mas hoje, com a tomografia computadorizada, pode-se obter imagens nítidas rapidamente, em procedimentos pouco invasivos.

A tomografia computadorizada, também conhecida como TC, é um exame que usa os raios X para gerar imagens, que são processadas por um computador. Elas podem ser dos ossos, órgãos ou tecidos, que são vistos em secções transversais, como se tivessem sido cortados em fatias, e não causam nenhuma dor. A maioria das pessoas pode se submeter a esse tipo de exame, exceto mulheres grávidas, que devem optar pelo ultrassom ou ressonância magnética.

Esse tipo de exame usa recursos da informática, junto com recursos da radiologia, fornecendo diagnósticos ágeis. É indicado para investigar doenças diversas, como infecções, dores de cabeça, câncer, dentre outras. O exame pode ser feito com ou sem o contraste, líquido ingerido para facilitar a visualização de algumas partes do corpo humano.

Para se preparar para a tomografia, recomenda-se que o paciente fique em jejum, seguindo as orientações do seu médico. O uso de alguns medicamentos também pode ser suspenso.

A tomografia difere-se da radiografia convencional principalmente em um aspecto. Na radiografia, a radiação é absorvida pelo corpo de forma menos pesada. Na tomografia, por outro lado, como os raios alcançam elementos mais densos, os raios podem ser absorvidos em maior quantidade.

Para realizar o exame, o paciente é posicionado em uma mesa que se move para dentro de um anel de cerca de 70cm de diâmetro, que emite raios X. Detectores captam a radiação, transmitindo-a a um computador, que finalmente disponibiliza as imagens.

 

Indo além com a telerradiologia

Telerradiologia e tomografia

Hoje os exames de tomografia disponíveis já são mais rápidos e de qualidade, mas será que é possível ir além? Sim! Usando uma ferramenta de telerradiologia, é possível obter benefícios para todos: para o paciente, um diagnóstico rápido e de qualidade; para a clínica, redução de custos, qualidade do atendimento, mais exames realizados e aumento do lucro.

Isso porque uma das dificuldades encontradas pelas clínicas que oferecem tomografia é organizar uma equipe de radiologistas e mantê-los em tempo integral, o que pode ser caro e improdutivo.

Com uma ferramenta de telerradiologia, por outro lado, é possível enviar informações contidas na tomografia para outros profissionais, usando um software específico. Os exames são feitos na clínica e enviados para interpretação por especialistas. O laudo retorna com os resultados rapidamente e podem ser repassados para um segundo profissional, por exemplo, para obter outra opinião.

Assim, clínicas que buscam se manter competitivas no mercado e se destacarem oferecendo diferenciais aos clientes podem encontrar na telerradiologia uma ótima solução. A clínica não precisa dispor de uma equipe de especialistas, pagando somente pelos exames enviados. Além disso, os profissionais estão disponíveis a qualquer momento.

 

Escolhendo uma solução de telerradiologia

Sala de telerradiologia

Certo, se você está convencido de que uma solução de telerradiologia pode contribuir para a melhora na entrega dos seus laudos de tomografia, chega a hora de escolher essa ferramenta. Nesse momento, o que levar em conta?

Primeiro, é preciso verificar se a empresa contratada atende às exigências da Anvisa. Além disso, para descobrir se a ferramenta atende às suas necessidades, é importante saber do que você precisa em termos de armazenamento, formatos, tempo de entrega, dentre outros atributos. Com esse conhecimento em mãos, a procura pela ferramenta ideal será mais certeira.

Outra maneira de descobrir se determinado produto, serviço ou empresa são confiáveis é conversando com quem já é cliente, além de procurar referências e avaliações na internet. Por fim, faça um teste gratuito para experimentar na prática os benefícios da ferramenta antes de assinar o contrato.

Se você quer experimentar uma ferramenta com as vantagens que apresentamos nesse post, faça um teste gratuito por 14 dias da nossa ferramenta clicando aqui e começando agora!  o requer cartão de crédito.

Convidamos você, também, a fazer o download, sem custo algum, do e-book “O Guia Definitivo do Laudo a Distância” para entender o que é, como funciona, vantagens e o que procurar em uma ferramenta de laudos a distância. Clique aqui agora e baixe já.

e-book | Laudo a Distância | Onrad

2018-11-27T11:11:11-03:00