Emergências na rotina veterinária: importância da radiologia

Emergências na rotina veterinária: importância da radiologia

Nos últimos anos, a radiologia de emergência ganhou destaque, diferenciando-se inclusive como uma especialidade dentro da radiologia. Isso porque a metade dos pacientes que buscam por um pronto socorro precisam realizar algum exame radiológico. Por esse motivo, o pronto socorro tem uma dinâmica diferente do restante da clínica. E, assim como acontece com pacientes humanos, na medicina veterinária não é diferente.

Os pacientes que chegam à emergência veterinária costumam estar gravemente machucados, ou com instabilidade cardiorrespiratória, que pode ser comprometida por qualquer movimentação excessiva. Por isso, o exame e o laudo precisam ser feitos o mais rápido possível, com pouco deslocamento do paciente, à beira do leito.

Procedimentos de emergência na radiologia veterinária

Cão

A radiologia veterinária, em específico, consiste em aplicar a radiação ionizante e não ionizante para identificar problemas de saúde em animais. Todos os animais podem fazer procedimentos desse tipo, desde que tenham um encaminhamento do médico veterinário.

Os exames de radiologia veterinária têm como objetivo principal diagnosticar pacientes com precisão. Para isso, há diversos métodos, que são escolhidos de acordo com a suspeita a ser diagnosticada. Podem ser usados aparelhos fixos, móveis e portáteis.

Os procedimentos também são diversos. O posicionamento do animal influencia em um bom exame, a incidência da radiação, dentre outros fatores. O profissional também leva em conta o porte do animal. Em alguns casos, em animais de grande porte, é necessário que a radiografia seja feita no local onde ele está, por exemplo. O procedimento nesse caso é ir até o local levando um aparelho portátil de radiografia.

Algumas espécies de animais precisam também de sedação para passar por alguns exames. É um  procedimento que não prejudica a saúde do animal, somente o adormece enquanto o exame é realizado. O exame de ultrassom, especificamente, só pode ser realizado por médicos veterinários, não por técnicos em radiologia.

 

Fazendo diagnósticos rápidos

pastor alemão

Fazer um diagnóstico rápido e preciso faz toda a diferença no atendimento de uma emergência veterinária. Para isso, é preciso ter uma infraestrutura que não se limite apenas à radiologia veterinária convencional, mas que conte também com ultrassom, ressonância magnética etc. O médico veterinário precisa estar sempre presente, para situações que requerem ação imediata. Além disso, contar com uma ferramenta de telerradiologia também ajuda a agilizar o atendimento.

 

Telerradiologia aplicada à medicina veterinária

Raio X de pet

Sabemos que a telerradiologia, quando empregada da forma certa, promove o acesso a diagnósticos de qualidade, mesmo para quem mora em regiões distantes, que não contam com especialistas. Dessa forma, melhora o atendimento aos pacientes. Na medicina, a telerradiologia tem sido disseminada com o desenvolvimento da tecnologia, com ferramentas de imagem sendo cada vez mais usadas em benefício dos médicos e dos pacientes.

Com os animais, ocorre da mesma forma. O número de profissionais qualificados na área da radiologia veterinária também é maior nos grandes centros. Felizmente, por meio da telerradiologia veterinária é possível realizar o diagnóstico dos exames de clínicas que ficam em cidades distantes, além de hospitais que não têm a mão de obra especializada necessária.

Lidar com radiografias impressas, difíceis de acessar, de armazenar e de compartilhar foi uma dificuldade enfrentada por radiologistas por muito tempo. Mas, na atualidade, com a telerradiologia, essas imagens impressas têm sido cada vez mais substituídas pelas digitais, o que traz benefícios como produtividade, acesso remoto e organização.

O laudo a distância é um dos benefícios mais conhecidos da telerradiologia. Por meio dessa tecnologia, é possível que o profissional emita seu parecer sobre a situação do pet mesmo estando longe da clínica na qual o exame foi feito.

Para conhecer uma solução que ofereça todos os benefícios que citamos no material, faça um teste gratuito do Onrad clicando aqui e começando agora!  o requer cartão de crédito.

Aproveite e aprenda princípios e benefícios da telemedicina veterinária baixando agora mesmo, gratuitamente, nosso Guia Completo de Telerradiologia Veterinária. Saiba, também, como escolher a solução ideal, conheça os requisitos da telerradiologia veterinária e busque referências para fazer um teste gratuito. Clique na imagem abaixo.

Caso já queira fazer um teste gratuito por 14 dias da nossa ferramenta c

2018-12-06T16:56:57-03:00