Aquisição X Retenção de Pacientes de Radiologia: o que vale mais a pena?

Aquisição X Retenção de Pacientes de Radiologia: o que vale mais a pena?

Você prioriza aquisição ou retenção de pacientes em sua clínica de radiologia? A prioridade de muitos negócios é atrair mais clientes, mas fazer só isso pode não ser a estratégia mais inteligente. Nessa hora, algumas dúvidas podem surgir: será que é melhor investir em aquisição ou retenção? Qual o momento de mudar de estratégia?

Essas são dúvidas comuns, afinal, sem pacientes é impossível criar uma estratégia de retenção. Por outro lado, atrair pacientes e não proporcionar um bom atendimento a eles pode fazer com que não voltem á clínica e será preciso estar sempre em busca de clientes novos.

Neste post, vamos falar um pouco sobre atração, retenção e como saber quando vale a pena investir em cada uma dessas estratégias em sua clínica de radiologia.

O que é aquisição de pacientes

Aquisição de Pacientes

A aquisição de clientes ou, mais especificamente, no caso da radiologia, de pacientes, consiste em atrair novas pessoas para consumirem seu serviço, como o nome sugere. Para quem busca aumentar a receita, esse é um dos caminhos mais óbvios a serem seguidos.

Para fazer a aquisição de pacientes, você pode investir em técnicas diversas, definindo seu público-alvo, fazendo um site, um blog, anúncios em redes sociais, ou mesmo aproveitando a mídia offline, com outdoors, por exemplo.

 

O que é retenção de pacientes

Retenção de Pacientes

Já a retenção de clientes, ou de pacientes, diz respeito às pessoas que você consegue manter consumindo os seus serviços. Devido à competitividade do mercado, é comum que clínicas busquem oferecer um serviço diferenciado como forma de manter os pacientes consigo.

A atração é necessária para começar a ter ganhos financeiros. No entanto, atrair pacientes sem que eles voltem para a clínica pode ser uma estratégia pouco produtiva, afinal, será necessário atrair mais e mais pessoas o tempo todo.

É aí que entra a retenção. Investir na retenção dos seus pacientes pode fazer a diferença na hora de manter a saúde financeira da sua clínica. Para isso, é importante investir no relacionamento com os clientes que você já conquistou. Mostre que se importa, que conhece seus pacientes e suas necessidades. Reter os clientes é perpetuar a sua clínica! Afinal, é mais simples agradar aqueles que você já conhece.

Retenção X Aquisição: o que vale mais a pena?

Médico em dúvida

Clínicas que buscam crescer precisam de mais pacientes. Só dessa forma é possível aumentar as metas, definir novos objetivos, contratar mais pessoas e assim por diante. Além disso, é a aquisição que vai permitir que você crie uma estratégia de retenção desses clientes no futuro.

Reter os pacientes, por sua vez, costuma ser mais barato. Afinal, eles já conhecem sua clínica, não é preciso convencê-los de que seu serviço é o melhor desde o princípio. Por isso, não abandone o paciente depois que ele fez seus exames na clínica.

Priorizar somente uma das estratégias pode ser um tiro no pé. O melhor é focar em ambas. Afinal, quando você oferece um serviço de qualidade, focado nos clientes, acaba atraindo mais pacientes, por indicações, por exemplo. Por isso, o ideal é equilibrar sempre as estratégias de aquisição e retenção de clientes, e investir mais em uma ou na outra quando sentir que estão desequilibradas.

 

Retendo seus pacientes de radiologia

Um atendimento diferenciado é uma ótima forma de reter seus pacientes. Sem ele, certamente a pessoa se sentirá pouco estimulada a voltar. Para isso, converse com seus funcionários e conscientize-os sobre objetivos, missão e valores da clínica. Investir em treinamentos, capacitação e outras iniciativas voltadas a melhorar o atendimento e o tratamento aos pacientes, focando na oferta de uma boa experiência, também é importante.

Além da equipe bem preparada, você pode investir em um ambiente agradável, desde a sala de espera até o consultório. Para manter o relacionamento, que tal manter contato por email, telefone ou mensagem, contando as novidades da clínica e lembrando a data dos exames?

Por fim, outra maneira de reter clientes e oferecer um atendimento de qualidade é usando uma ferramenta de telerradiologia. Os sistemas de gestão ajudam médicos a oferecerem atendimento de qualidade aos pacientes, permitindo a elaboração de exames com facilidade, o ganho de produtividade e a redução de custos operacionais. Para conhecer uma dessas ferramentas, visite o site da Onrad, uma fluida e eficiente solução para central de telerradiologia.

E você, no que acredita que é mais importante investir? Aquisição ou retenção?

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2018-12-07T18:51:12-03:00