Gestão de clínicas e consultórios: desafios e estratégias para o crescimento

Gestão de clínicas e consultórios

Não é segredo que a gestão de clínicas e consultórios é complexa. Os desafios das rotinas diárias podem dificultar o trabalho do médico gestor. Mas, além dos desafios, quais devem ser as estratégias corretas para promover o crescimento? Continue lendo e descubra qual deve ser o foco da gestão de clínicas e consultórios e, ao final, encontre uma solução para agilizar o crescimento do negócio.

O desafio da gestão de clínicas e consultórios

Se há um tipo de gestão que é completamente diferente das outras é a da área da saúde.

Os médicos que são gestores precisam lidar com uma complexa gama de atividades: atendimentos, licenças, regulamentações governamentais e normas do Conselho Federal de Medicina. Além de gerenciar a equipe, finanças, infraestrutura e equipamentos de trabalho. Tudo isso prezando pela saúde do paciente em todo o momento.

Contudo, ao longo da nossa experiência no mercado de saúde, vemos que a realidade da gestão de clínicas e consultórios no Brasil é esta: muitos trabalham com afinco para estabelecer o seu nome na área da saúde. Porém, em meio a tantas responsabilidades, existe o risco dos médicos trabalharem em uma rotina corrida e não conseguirem dedicar tempo para planejar ações que elevem o valor da empresa no mercado.

Sendo assim, crescer e aumentar o valuation da empresa torna-se o grande desafio da gestão de clínicas e consultórios.

Qual deve ser a estratégia dos gestores?

O foco dos médicos gestores, portanto, deve ser: realizar a gestão de clínicas e consultórios com uma visão de futuro para crescer a ponto de atrair investidores para expandir ainda mais.

Por que afirmamos isso? Pois, com a estratégia de crescimento, consequentemente, todas as decisões e ações serão direcionadas para essa finalidade. Por exemplo:

  • Todos terão que prestar um atendimento de excelência ao paciente;
  • Serão necessários equipamentos e softwares eficientes;
  • As regras do negócio deverá estar bem definida;
  • As finanças terão que ser organizadas e controladas;
  • A equipe precisará ser treinada em suas funções;
  • Os processos terão que ser organizados;
  • Entre muitas outras ações internas.

Então, percebe-se que, quando o objetivo é o crescimento contínuo da clínica ou consultório, tudo terá que ter o objetivo de promover o avanço da empresa.

Após a definição da estratégia de crescimento, é essencial estipular as metas a serem alcançadas ao longo do tempo. Só assim, o gestor terá conhecimento do desempenho empresarial.

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A importância das metas para o crescimento da clínica /consultório 

É na definição de metas, ações assertivas e acompanhamento dos resultados que está o segredo do sucesso da gestão de clínicas e consultórios. Visto que pode ser realizado em todos os setores, seja relacionado a processos, equipe, equipamentos ou infraestrutura.

Sem as metas, não se sabe onde a clínica ou consultório quer chegar e a famosa frase “qualquer caminho serve” faz sentido. São elas que estabelecem o que é esperado dentro de um período, o que possibilita analisar e comparar os desempenhos.

Com as metas e seus resultados, o médico gestor passa a ter uma visão completa do negócio, podendo tomar decisões realmente alinhadas à necessidade da clínica ou consultório. Dessa forma, ocorrem melhorias que possibilitam o aumento do valor empresarial.

Para que as metas proporcionem o crescimento, é importante que sejam:

  • Específicas: detalhando claramente o que deverá ser alcançado;
  • Mensuráveis: terem como ser medidas, para isso, definir em formato números é a melhor maneira;
  • Atingíveis: devem ser possíveis de serem alcançadas;
  • Relevantes: os resultados devem trazer relevância para o negócio como um todo e não somente para um setor;
  • Temporais: precisam ter um prazo para ser alcançado

Já com as metas definidas, ações são necessárias para alcançá-las, e isso envolve comprometimento e iniciativa de toda a equipe, não apenas do gestor. Para ficar mais claro, veja o exemplo a seguir que retrata uma gestão que visava aumentar o valor da empresa:

Um gestor almejava elevar o valuation da clínica ou consultório. Ele definiu a seguinte meta: Aumentar o faturamento em 3% por mês nos próximos 5 anos.

Para que isso ocorra, algumas ações primordiais foram:

  • Organização das finanças, tanto das entradas, como saídas;
  • Controle do fluxo dos processos entre os setores;
  • Padronização o atendimento;
  • Redução das glosas;
  • Ações de marketing que atraíram mais pacientes;
  • Tecnologia para possibilitar a conectividade com o paciente para fidelizá-lo.

Posto isso em prática, os resultados foram acompanhados e ajustes foram feitos. Dessa forma, o faturamento aumentou e fez a empresa crescer de forma que atraiu o olhar de investidores do mercado de saúde.”

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É possível acompanhar os resultados sem softwares?

Se o gestor pretende ter um olhar detalhado sobre a empresa e com dados confiáveis, então a resposta é não. Não é possível acompanhar os resultados sem softwares.

Os sistemas para a gestão de clínicas e consultórios são desenvolvidos para automatizar rotinas, como registros, pagamentos, agendamentos e controles. Tarefas essas que, se feitas manualmente, ocasionam erros que interferem negativamente na decisão do médico sobre o futuro da empresa.

Além de facilitar o acompanhamento das metas, os sistemas também aceleram o alcance dos resultados e aprimoram a qualidade do serviço prestado. Todos esses são fatores importantes para o crescimento da clínica ou consultório, agregando ainda mais valor ao negócio

Vantagens do ClinicalForce na gestão de clínicas e consultórios

O ClinicalForce, da 2M Solutions, é o software mais indicado para os serviços de saúde com visão de futuro.

Uma gestão de clínicas e consultórios que prioriza grandes metas, ações e resultados que façam a empresa crescer, precisa contar com softwares que acompanhem o progresso da empresa. E essa é uma vantagem do ClinicalForce.

Hospedado em uma plataforma de nuvem altamente disponível e escalável, o ClinicalForce se diferencia por favorecer o crescimento das clínicas e consultórios.

Ele possui todas as funcionalidades necessárias para:

  • Acompanhar o desempenho por meio de relatórios personalizados e atualizados em tempo real, permitindo a comparação do resultado com as metas pré-definidas;
  • Aumentar o faturamento por meio da do reembolso médico auxiliado e redução de glosas, tendo um controle completo dos contratos com os convênios;
  • Agendar mais pacientes com o agendamento de consultas on-line e reposição automática de pacientes nos horários vagos; 
  • Maior controle financeiro com a geração de notas fiscais atualizando, automaticamente, o contas a receber. E também permite dar entrada nas notas fiscais de compras, atualizando o contas a pagar.
  • Elevar a qualidade do atendimento ao paciente com Prontuário Eletrônico e entrega de resultados via internet.

Todas essas funcionalidades, aliadas a ações estratégicas e comprometimento da equipe, auxiliam no aumento do valuation dos serviços de saúde em todo o Brasil.

Conte com o Clinical Force para realizar uma gestão de clínicas e consultórios com excelência e com foco no crescimento.

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