Não é segredo que a gestão de clínicas e consultórios é complexa. Os desafios das rotinas diárias podem dificultar o trabalho do médico gestor. Mas, além dos desafios, quais devem ser as estratégias corretas para promover o crescimento? Continue lendo e descubra qual deve ser o foco da gestão de clínicas e consultórios e, ao final, encontre uma solução para agilizar o crescimento do negócio.
O desafio da gestão de clínicas e consultórios
Se há um tipo de gestão que é completamente diferente das outras é a da área da saúde.
Os médicos que são gestores precisam lidar com uma complexa gama de atividades: atendimentos, licenças, regulamentações governamentais e normas do Conselho Federal de Medicina. Além de gerenciar a equipe, finanças, infraestrutura e equipamentos de trabalho. Tudo isso prezando pela saúde do paciente em todo o momento.
Contudo, ao longo da nossa experiência no mercado de saúde, vemos que a realidade da gestão de clínicas e consultórios no Brasil é esta: muitos trabalham com afinco para estabelecer o seu nome na área da saúde. Porém, em meio a tantas responsabilidades, existe o risco dos médicos trabalharem em uma rotina corrida e não conseguirem dedicar tempo para planejar ações que elevem o valor da empresa no mercado.
Sendo assim, crescer e aumentar o valuation da empresa torna-se o grande desafio da gestão de clínicas e consultórios.
Qual deve ser a estratégia dos gestores?
O foco dos médicos gestores, portanto, deve ser: realizar a gestão de clínicas e consultórios com uma visão de futuro para crescer a ponto de atrair investidores para expandir ainda mais.
Por que afirmamos isso? Pois, com a estratégia de crescimento, consequentemente, todas as decisões e ações serão direcionadas para essa finalidade. Por exemplo:
- Todos terão que prestar um atendimento de excelência ao paciente;
- Serão necessários equipamentos e softwares eficientes;
- As regras do negócio deverá estar bem definida;
- As finanças terão que ser organizadas e controladas;
- A equipe precisará ser treinada em suas funções;
- Os processos terão que ser organizados;
- Entre muitas outras ações internas.
Então, percebe-se que, quando o objetivo é o crescimento contínuo da clínica ou consultório, tudo terá que ter o objetivo de promover o avanço da empresa.
Após a definição da estratégia de crescimento, é essencial estipular as metas a serem alcançadas ao longo do tempo. Só assim, o gestor terá conhecimento do desempenho empresarial.
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A importância das metas para o crescimento da clínica /consultório
É na definição de metas, ações assertivas e acompanhamento dos resultados que está o segredo do sucesso da gestão de clínicas e consultórios. Visto que pode ser realizado em todos os setores, seja relacionado a processos, equipe, equipamentos ou infraestrutura.
Sem as metas, não se sabe onde a clínica ou consultório quer chegar e a famosa frase “qualquer caminho serve” faz sentido. São elas que estabelecem o que é esperado dentro de um período, o que possibilita analisar e comparar os desempenhos.
Com as metas e seus resultados, o médico gestor passa a ter uma visão completa do negócio, podendo tomar decisões realmente alinhadas à necessidade da clínica ou consultório. Dessa forma, ocorrem melhorias que possibilitam o aumento do valor empresarial.
Para que as metas proporcionem o crescimento, é importante que sejam:
- Específicas: detalhando claramente o que deverá ser alcançado;
- Mensuráveis: terem como ser medidas, para isso, definir em formato números é a melhor maneira;
- Atingíveis: devem ser possíveis de serem alcançadas;
- Relevantes: os resultados devem trazer relevância para o negócio como um todo e não somente para um setor;
- Temporais: precisam ter um prazo para ser alcançado
Já com as metas definidas, ações são necessárias para alcançá-las, e isso envolve comprometimento e iniciativa de toda a equipe, não apenas do gestor. Para ficar mais claro, veja o exemplo a seguir que retrata uma gestão que visava aumentar o valor da empresa:
“Um gestor almejava elevar o valuation da clínica ou consultório. Ele definiu a seguinte meta: Aumentar o faturamento em 3% por mês nos próximos 5 anos.
Para que isso ocorra, algumas ações primordiais foram:
- Organização das finanças, tanto das entradas, como saídas;
- Controle do fluxo dos processos entre os setores;
- Padronização o atendimento;
- Redução das glosas;
- Ações de marketing que atraíram mais pacientes;
- Tecnologia para possibilitar a conectividade com o paciente para fidelizá-lo.
Posto isso em prática, os resultados foram acompanhados e ajustes foram feitos. Dessa forma, o faturamento aumentou e fez a empresa crescer de forma que atraiu o olhar de investidores do mercado de saúde.”
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É possível acompanhar os resultados sem softwares?
Se o gestor pretende ter um olhar detalhado sobre a empresa e com dados confiáveis, então a resposta é não. Não é possível acompanhar os resultados sem softwares.
Os sistemas para a gestão de clínicas e consultórios são desenvolvidos para automatizar rotinas, como registros, pagamentos, agendamentos e controles. Tarefas essas que, se feitas manualmente, ocasionam erros que interferem negativamente na decisão do médico sobre o futuro da empresa.
Além de facilitar o acompanhamento das metas, os sistemas também aceleram o alcance dos resultados e aprimoram a qualidade do serviço prestado. Todos esses são fatores importantes para o crescimento da clínica ou consultório, agregando ainda mais valor ao negócio
Vantagens do ClinicalForce na gestão de clínicas e consultórios
O ClinicalForce, da 2M Solutions, é o software mais indicado para os serviços de saúde com visão de futuro.
Uma gestão de clínicas e consultórios que prioriza grandes metas, ações e resultados que façam a empresa crescer, precisa contar com softwares que acompanhem o progresso da empresa. E essa é uma vantagem do ClinicalForce.
Hospedado em uma plataforma de nuvem altamente disponível e escalável, o ClinicalForce se diferencia por favorecer o crescimento das clínicas e consultórios.
Ele possui todas as funcionalidades necessárias para:
- Acompanhar o desempenho por meio de relatórios personalizados e atualizados em tempo real, permitindo a comparação do resultado com as metas pré-definidas;
- Aumentar o faturamento por meio da do reembolso médico auxiliado e redução de glosas, tendo um controle completo dos contratos com os convênios;
- Agendar mais pacientes com o agendamento de consultas on-line e reposição automática de pacientes nos horários vagos;
- Maior controle financeiro com a geração de notas fiscais atualizando, automaticamente, o contas a receber. E também permite dar entrada nas notas fiscais de compras, atualizando o contas a pagar.
- Elevar a qualidade do atendimento ao paciente com Prontuário Eletrônico e entrega de resultados via internet.
Todas essas funcionalidades, aliadas a ações estratégicas e comprometimento da equipe, auxiliam no aumento do valuation dos serviços de saúde em todo o Brasil.
Conte com o Clinical Force para realizar uma gestão de clínicas e consultórios com excelência e com foco no crescimento.
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