Glosa: você pode estar perdendo 3 meses de faturamento

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Diversos fatores causam a queda de faturamento em uma empresa. Mas, quando se trata de clínicas, consultórios e laboratórios, uma das principais causas é a glosa.

Podendo representar uma queda de 20% na receita, 50% no lucro mensal e uma perda de 3 meses de faturamento.

Como, então, evitar que esse problema ocorra em seu serviço de saúde?

Continue lendo esse artigo para saber a solução.

Por que a glosa merece atenção especial? 

Diante da diminuição do faturamento, as empresas buscam reduzir os custos. Porém isso não é suficiente para os serviços de saúde que possuem contratos com convênios médicos. 

Portanto, antes de reduzir os gastos com pessoal e recursos, os gestores devem analisar e comparar os procedimentos realizados versus o quanto o convênio pagou e, assim, verificar se há glosa.

Em primeiro lugar, entendemos que a glosa é o não pagamento, por parte dos convênios médicos, dos atendimentos e procedimentos. Logo, o serviço é prestado sem ressarcimento, trazendo prejuízo financeiro. 

Além disso, por se tratar de eventos específicos, a ocorrência de glosa pode ser facilmente ignorada quando não se tem uma visão ampla do impacto financeiro a longo prazo.

Contudo, o gestor que visa o crescimento do negócio deve ter atenção especial para as glosas e buscar resolvê-las junto ao convênio médico, pois com fluxo de caixa, faturamento e lucro, o valuation da empresa aumentam.

Como evitar a glosa?

Para evitar a glosa, é preciso identificar as causas das que já ocorreram. Geralmente, as razões estão relacionadas à:

  • Agendamento em desacordo com o contrato; 
  • Falta de informações nos formulários e perda dos prazos estipulados;
  • Complexidade na gestão dos contratos, favorecendo a desatenção ao aos acordos, já que cada convênio tem um contrato específico com cada unidade do serviço de saúde;
  • Controle manual de datas e especificidades dos contratos devido à inexistência de um sistema que integre e automatize a gestão das informações.

Em todos os casos, a melhor maneira de evitar a glosa é fazendo o contingenciamento dela na recepção. Visto que, depois que o agendamento ocorre da forma errada, torna-se mais difícil prevenir a glosa. 

Em conclusão, para que o atendimento ocorra corretamente desde a recepção, é fundamental automatizar os processos com sistemas especializados.

Conheça os benefícios da solução 2M

O software da 2M é a solução ideal para as clínicas, laboratórios e consultórios que buscam aumentar seu faturamento e não ter glosas.

Especializado em gestão de serviços de saúde, o software se destaca no mercado com seus benefícios:

  • Gestão dos contratos: 
    • A Inteligência do sistema controlará as particularidades de cada contrato para que, de forma autônoma e ágil, a recepção e o agendamento façam atendimento apurados.
  • Maximização do faturamento: 
    • O sistema cria parâmetros que disponibilizam mais horários de atendimento para os convênios que pagam melhor e em dia, indicando os períodos ideais para cada agendamento.
  • Garantia de ressarcimento:
    • A glosa não ocorre, pois há o cumprimento dos contratos desde a recepção e, ao mesmo tempo, os processos internos fluem corretamente, pois estão automatizados e integrados.

O portfólio de soluções é desenvolvido e implantado pela própria 2M, uma empresa nacional que atua, desde 2003, com sistemas para a área da saúde. 

Resolva as glosas e aumente o seu faturamento.

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